Agricultura
SANTA ROSA DO SUL FOI SEDE DE REUNIÃO QUE DISCUTIU SOBRE AS PERDAS NA BANANICULTURA DO SUL CATARINENSE PELO “CICLONE BOMBA”

Publicado em 13/07/2020 às 17:25 - Atualizado em 13/07/2020 às 17:27

Na última sexta-feira dia 10, aconteceu no Auditório da Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Sul, importante reunião com lideranças políticas, técnicos da EPAGRI e CIDASC. Com a presença do Secretário Adjunto Ricardo Miotto Ternus, da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e do Deputado Estadual José Milton Scheffer, juntamente com o prefeito anfitrião Nelson Cardoso de Oliveira, o prefeito de Praia Grande, Henrique Matos Maciel, representantes das Associações dos Bananicultores do extremo sul de Santa Catarina e produtores locais, para discutir formas de amenizar os prejuízos causados pelo “Ciclone Bomba” e forte chuvas que afetaram mais de 2.000 propriedades que registraram perdas de produção da banana, estimadas em 112.5 mil toneladas de fruta, numa área de 6,4 mil hectares.

Segundo a EPAGRI os valores brutos de perdas de produção são superiores a R$ 70 milhões na região. Os técnicos apontaram que além das lavouras com prejuízos na produção, registra-se que 1.5 mil hectares foram totalmente destruídos e será necessário o replantio, resultando num prejuízo estimado de R$ 16,8 milhões. O    que resultará na cultura da banana, no Sul catarinense um prejuízo superior a R$ 87 milhões.

A reunião teve como objetivo levantar propostas de programas para a recuperação do setor, já que dos 6,4 mil hectares cultivados na região sul, 1,5 mil foram completamente destruídos. Dessa reunião deve sair um documento em forma de projeto que será apresentado ao governo do estado.