---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
TRACOMA

Publicado em 26/08/2019 às 14:22 - Atualizado em 26/08/2019 às 14:22

Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos, crônica e recidivante (reaparece com o tempo), que ocorre principalmente nas crianças e que se não tratada corretamente pode prejudicar a visão, podendo levar até mesmo a cegueira. O município de Santa Rosa do Sul se preocupa tanto com os seus jovens que neste mês realizou nas escolas o rastreamento para o tracoma, onde foram examinadas todas as crianças de 5 a 9 anos do município.

 

Os sinais mais comuns da manifestação da doença são as coceiras com sensação de areia nos olhos, a vermelhidão e irritação, o lacrimejamento com secreção e a intolerância à luz, porém, sempre mantendo atenção, pois muitas vezes pode não apresentar sintomas algum.

 

A transmissão ocorre por meio da secreção dos olhos com tracoma de uma pessoa para outra, principalmente em ambientes coletivos como escolas e creches. Também pode ser transmitida por objetos contaminados como toalhas de rosto e banho, roupas de cama e lenços, entre outros.

 

A prevenção deve ser dada pelo não uso de toalhas e lenços de outras pessoas, evitar dormir na mesma cama com várias pessoas, não coçar os olhos, e principalmente, lavar sempre muito bem as mãos e o rosto várias vezes ao dia.

 

Importante

Saneamento básico, acesso a água potável e destino adequado do lixo são medidas muito importantes para evitar o tracom.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar